SELVA de PEDRA em DVD

Image (69)

A Globo Marcas está lançando o compacto de “Selva de Pedra” em DVD. É a versão de 1972, sucesso retumbante na época de sua exibição. A história de Janete Clair — dirigida por Daniel Filho e Walther Avancini —, resumindo muito, contava a trajetória de Simone Marques (Regina Duarte) e Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco), que partiam de uma cidade do interior para o Rio. Chegando aqui, ele se encantava com Fernanda Arruda (Dina Sfat), milionária e poderosa dona de um estaleiro. Depois disso, altos e baixos, encontros e separações marcavam o romance dos dois e mobilizavam o Brasil. “Selva de Pedra” tinha um vilão antológico, Miro (Carlos Vereza), e atores de primeira. Além dos citados, entre outros estavam Sonia Braga, Carlos Eduardo Dolabella, Arlete Salles, Dorinha Duval, Suzana Faini, Mário Lago, Edney Giovenazzi, enfim, uma lista comprida.

É impressionante que muitos dos ingredientes utilizados  naquela história escrita há mais de quatro décadas continuam impulsionando os folhetins até hoje. São inúmeros os exemplos. Num dado momento da trama, Simone foge para fora do Brasil e volta com outra identidade, a de Rosana Reis. Na época, não existiam os efeitos de computador e outros recursos que hoje colaborariam para um resultado menos ingênuo, mas a ideia da troca de identidades foi usada incontáveis vezes desde então. No clipe, há ainda cenas de Cristiano atrás das grades; de Simone tentando fugir de um cativeiro e sendo interrompida por Fernanda; de personagens vestidas de noiva; e um tribunal. Enfim, ainda produzida em preto e branco, a história dos anos 70 continua atual.

Em 06 DVDS, a novela foi editada a partir de um compacto que a emissora exibiu em 1975, com 76 capítulos, quando a primeira versão de Roque Santeiro foi censurada. Lamentável está a edição de Nelson Caldas Filho para esse clássico da teledramaturgia. Só para citar uma das falhas: Não tem final. O final dos protagonistas Cristiano e Simone subindo no navio ao som de Rock and Roll Lullaby para o “e viveram felizes para sempre”, não consta dessa versão em DVD. Uma pena!

Por Ivan Izzo que esperou por mais de trinta anos para poder assistir a esse clássico e ficou decepcionado com a má edição do material.

Advertisements

4 thoughts on “SELVA de PEDRA em DVD

  1. Amigos, já soube que foi um problema técnico que produziu esta falta de final, não foi a intenção da edição e adaptação. Ademais, a novelal já cortada nos anos 70, já tinha falhas que foram ao máximo contornadas para que se preservasse a essência e a instigação da obra.. Também levei um susto com a falta de final. Mas já fui informado que já está sendo feito o reparo. Aguardo o também uma resposta para os consumidores. Todas dos DVDs das novelas anteriores foram perfeitos, mas aconteceu este terrível contratempo. O fnal é realmente emblemático e memorável, não só a cena do barco mais várias outras cenas desaparecidas. Se eu souber de algo antes, iinformo, pois fico em contato com eles. Posso avisar aqui.

    • O mais surpreendente não é apenas o final ter sido retalhado, mas o começo da trama. A luta de Cris e Simone para vencerem na cidade grande. O romance batalhado dos dois. Essas cenas existem, pois passou no Video Show quando Selva de Pedra foi o novelão da semana em setembro de 2012. Espero realmente que eles melhorem esses DVDs. Pois o compacto de 1975 são de 76 capítulos. Por favor se souber de algo avise por aqui !

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s